segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Adulto - Gillian Flynn

Antes de começar a falar do que se  trata "O Adulto", é válido mencionar que o mesmo foi vencedor do Edgar Award , eleito o melhor conto de 2015. Some isso ao fato de que foi escrito por Gillian Flynn à pedido do ilustre George R. R. Martin e que a própria Gillian já figurou nas listas de mais vendidos do Brasil graças à seu best seller "Garota exemplar". Então, quando soube de sua publicação, as expectativas à respeito não podiam ser melhores. E nem preciso mencionar que, mais uma vez, Gillian me surpreendeu positivamente. 

"O Adulto" conta a história de uma jovem charlatã que ganha a vida praticando trabalhos sujos. Inicialmente, exercia a função de masturbadora em um bordel, mas logo começou a desempenhar também o papel de falsa vidente, afirmando sempre fazer uma boa leitura da aura das pessoas. Quem conhece Gillian sabe que seus personagens sempre têm condutas duvidosas e comportamentos perturbadores e com essa não seria diferente.

Intuitiva e demasiadamente observadora, ela atende especialmente donas de casa ricas e tristes que buscam uma solução para suas vidas entediantes. E é exatamente isso que ela pensa de Suzan Burkes quando a mesma aparece afirmando ter algo errado com sua casa. Entretanto, as coisas se mostram bem diferentes quando fatos perturbadores começam realmente a acontecer.

Susan se mudou para a cidade há pouco tempo com marido, filho e o enteado adolescente e desde então vem notando inúmeras coisas erradas acontecendo. A jovem vidente vai até o local e se depara com um grande mal que parece estar presente em cada canto, intrigando-a cada vez mais.

A partir de então, cada vez mais a história vai sobrepondo um desfecho ao outro, de modo que Gillian confunde seus leitores e mantém, no decorrer de cada uma das sessenta e quatro páginas, o clima macabro de suspense e terror proposto no início. 

Temos uma espécie de brincadeira de gato e rato onde a protagonista vê todas suas certezas e convicções testadas e o mais fantástico desse conto é que cada vez que pensamos estar cientes do que está acontecendo, tudo é desconstruído .

A única coisa que eu mudaria na história seria o fato de ser apenas um conto. Foi tudo tão bem escrito e a proposta é tão interessante, que "o Adulto" merecia um livro inteiro, especialmente pela conclusão magnífica que teve.

Com essa leitura, concluo todos os livros da Gillian Flynn já publicados no Brasil e novamente se torna difícil escolher qual dos quatro é melhor. A autora é a melhor do gênero, sem sobra de dúvidas. Todas suas histórias são repletas de muito suspense, personagens perturbadores e finais surpreendentes. Com "O Adulto" não foi diferente. Agora, aguardo ansiosamente para que ela publique mais uma história fantástica, mas por enquanto a única novidade à respeito é que a autora está produzindo uma série de "Objetos Cortantes", que ainda não tem data prevista para lançamento. 

Sobretudo, vale reafirmar que "O Adulto" é um conto fantástico, super bem escrito e com um final surpreendentemente perturbador, reafirmando o estilo inconfundível da autora e se tornando merecedor do prêmio conquistado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário