Garota exemplar é um thriller de tirar o fôlego. O relato perfeito e detalhado de um casamento que, como muitos, começa perfeito, mas a convivência faz com que a relação fique não somente desgastada, mas doentia.
O livro é intercalado entre relatos de Nick no presente e um diário deixado por Amy, a famosa, extraordinária, linda e perfeita Amy exemplar.
Amy era a mulher que todo homem queria ter e que toda garota queria ser. Era a filha única de um casamento feliz e a inspiração para uma série de livros criadas pelo seus pais, a série Amy Exemplar, que se tornou sucesso mundial e consagrou Amy como a mulher perfeita, adorada e idolatrada por todos. Quando ela e Nick começaram a namorar, ele mal podia acreditar em sua sorte.
Ele, filho de um pai que cruel e violento, temia ter herdado o gene que achava todas as mulheres piranhas desprezíveis, mas quando encontrou Amy viu que poderia fazer diferente, que poderia ser bom.
Eles construíram o tipo de relação que deixaria qualquer pessoa com inveja. Lindos, apaixonados, bem sucedidos, ricos e felizes. Eles tinham piadas particulares e tradições só deles, como a caça ao tesouro que acontecia em todo aniversário de casamento, sempre com pistas de Amy escritas de forma carinhosa e adorável, que levavam Nick à diversos locais onde viveram algo especial naquele ano, até chegar ao presente no material da boda que comemorariam naquele ano.
Tudo parecia perfeito, até "o dia do", quando Amy some em seu aniversário de cinco anos de casamento, deixando para trás marcas que demonstravam que ela poderia ter sofrido um assassinato, além de um diário que contava, dia após dia, a destruição do conto de fadas que haviam construído.
Foram encontrados indícios de luta corporal, de muito sangramento pela parte de Amy e de uma tentativa desesperada de disfarçar tudo isso. E, em meio à tudo isso, Nick não parecia nem um pouco com o marido triste e apavorado que todos esperavam encontrar. Nick parecia quase... aliviado, para não dizer culpado.
Pouco a pouco, a história se desenrola de uma forma que cada vez mais temos certeza que nada é como parece ser, mentiras de Nick vão surgindo dia após dia e, quanto mais lemos o diário de Amy, mais vamos chegando perto de concluir o casamento que todos achavam perfeito, tinha se tornado uma relação doentia, repleta de surtos de raiva e fúria, de frieza e ódio.
Lemos, intercalados com os capítulos onde Nick inventa inúmeras mentiras para provar sua inocência, se torando cada vez mais suspeito, o diário de uma esposa devota e apaixonada, que não entende o motivo de ter deixado de ser amada, até descobrir que o motivo era uma jovem de vinte e três anos, que se tornara amante de Nick.

Vemos relatos de uma esposa que, mesmo traída e magoada, prepara mais uma linda caça ao tesouro em comemoração aos cinco anos de casados, na tentativa de provar ao mundo que quer reconquistar seu marido, que quer perdoá-lo. Até o dia do.

Vemos relatos de uma esposa que, mesmo traída e magoada, prepara mais uma linda caça ao tesouro em comemoração aos cinco anos de casados, na tentativa de provar ao mundo que quer reconquistar seu marido, que quer perdoá-lo. Até o dia do.
Não posso falar mais que isso sem dar spoilers, mas posso garantir que essa é uma das histórias mais surpreendentemente chocantes que já li, narrada com uma inteligência e perspicácia tão grandes, que é impossível não ficar pensando na magnitude de cada detalhe, mesmo dias após ter encerrado a leitura.
Gillian Flynn soube explorar de forma incrível a psique humana, desmembrando as relações dos personagens de forma minuciosa e até perturbadora. O final é incômodo, como a sensação de uma pedra no sapato. Não é um final ruim, é um final maravilhoso, é o melhor final que o livro poderia ter, pois manteve seu clima de suspense e insanidade até a última página, deixando qualquer leitor realmente perturbado.
A história ganhou uma adaptação cinematográfica homônima, estrelada pelo fabuloso Ben Affleck, que soube interpretar com maestria cada detalhe da personalidade de Nick, e pela literalmente exemplar, Rosamund Pike. É uma obra totalmente fiel, do início ao fim, que vale a pena ser apreciada (eu já assisti três vezes e em todas fiquei de queixo caído).
Enfim, o livro é dividido em três momentos e, ainda que a primeira parte seja mais parada, recomendo à todos que continuem, pois valerá cada linha, especialmente depois da revelação bombástica que ocorre na segunda parte. Garota exemplar é realmente um livro exemplar, que merece estar na sua estante e ser lido e relido e que, sobretudo, mostra que nem toda relação é como parecer ser.

Nenhum comentário:
Postar um comentário