sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Antes de dormir - S. J. Watson

       "A memória nos define. Como seria, então, se você a perdesse toda vez que dormisse? Seu nome, sua identidade, seu passado, até mesmo as pessoas que você ama... tudo seria esquecido da noite para o dia. E a única pessoa em que você confia talvez esteja contando apenas parte da história. Bem vindo à vida de Christine."


Eis a premissa do romance de estreia de S. J. Watson, "Antes de dormir". O livro começa no estilo do clássico filme "Como se fosse a primeira vez", de Adam Sandler: uma mulher traída pela própria memória, que acorda toda manhã esperando estar anos atrás do dia que realmente se encontra. Uma mulher que tenta resgatar partes dessa memória a cada momento do dia, mesmo sabendo que tudo desaparecerá quando pegar no sono. 


O diferencial é que nesse caso não trata-se de uma história de amor, mas sim de puro suspense. "Perturbador" seria uma boa forma de descrevê-lo, ainda que em alguns pontos tenha sido bem previsível. 

É difícil falar muito mais sem dar spoiler, visto que em alguns momentos o livro é repetitivo e enrolado: Christine acorda ao lado de um homem que não lembra conhecer, pensando ser décadas mais jovem. Ela vai até o banheiro, assusta-se com o próprio reflexo, o qual é repleto de marcas do tempo. Ainda no banheiro, ela encontra fotos dela com o homem que está em sua cama, provas de um relacionamento feliz e duradouro. É seu marido, descobre ela.

Logo que ele sai, Christine recebe ligação de um médico com o qual está tentando um novo tratamento, que pode recuperar os danos em sua memória. O médico lhe orienta a registrar todos os progressos e informações importantes em um diário, e ambos (tratamento e registros) são feitos em sigilo absoluto, dia após dia, tentando organizar o caos interior de Christine.

Essa rotina acontece sempre e é por isso que em alguns momentos a leitura se torna repetitiva: você quer desesperadamente que ela lembre de algo, ou que vá mais a fundo sobre algum fato ocorrido ou alguma lembrança... E então Christine dorme, e começa tudo de novo. Angustiante.

Sobretudo, Watson nos proporciona uma história muito bem escrita, de linguagem simples e com uma trama bem construída. Ainda que a surpresa venha apenas em alguns poucos pontos, a leitura continua sendo prazerosa e você se vê torcendo pela personagem, querendo que ela consiga reter alguma memória e pôr ordem em sua mente e em sua vida. Típico livro onde a autora aposta no "mais do mesmo" e dá certo. 

Gostaria apenas que a história tivesse se estendido para pelo menos uma semana depois dos últimos fatos, pois o desfecho pareceu rápido demais quando comparado ao ritmo que fluía todo o restante do livro. 

Enfim, "Antes de dormir" está longe de ser o tipo de história transformadora, do tipo que você fica pensado por semanas e querendo reler tudo imediatamente, só pra prolongar a sensação. Entretanto, trata-se de uma leitura agradável para os amantes do suspense, ou para um final de tarde descompromissado. Seria uma excelente adaptação cinematográfica, se o fizessem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário