domingo, 11 de dezembro de 2016

A garota no trem - Paula Hawkins

Quando vi a comparação de "A garota no trem" com "Garota exemplar", logo comecei a procurar resenhas sobre ele na internet. Sou apaixonada pela escrita de Gillian Flynn, então ver que vários leitores confirmaram a semelhança entre ambos me deixou ansiosíssima para iniciar a leitura. 

A primeira semelhança entre os dois é que tanto os livros de Flynn quanto o de Paula Hawkins despertam uma vontade de ler compulsivamente até desvendar o mistério por trás da história. Os dois possuem várias reviravoltas, personagens completamente perturbados e um final surpreendente. Ou seja, é um livro com todos os elementos desejados para se tornar inesquecível. 

"A garota no trem" conta a história de Rachel, uma mulher carente, desestabilizada emocionalmente e com graves problemas de alcoolismo. Ela era casada com Tom, mas foi traída e abandonada por ele, o que tirou toda sua vontade de viver e se manter sóbria. A partir disso, foram ocorrendo uma sucessão de fracassos: ela perdeu o emprego, não consegue superar o vício e passou a morar de favor após Tom levar a nova esposa e a filha para a casa que um dia foi deles. Em depressão profunda, Rachel dedica seus dias à observar estranhos que moram perto da casa de Tom, passando diariamente por eles em seus passeios de trem.

Há apenas algumas casas de onde morou com Tom, reside um casal que chama a atenção de Rachel de forma especial. Ela passou a observá-los quando evitava olhar para a sua antiga casa, para não ver o ex com sua nova família. Observou tanto, que acabou se cativando pelos dois, por todo o carinho que pareciam demonstrar um pelo outro quando sentavam na varanda. Batizou-lhes então de Jéss e Jason.

Observá-los passou a ser o momento mais empolgante do seu dia, a única distração na vida vazia e triste que leva. Através das poucas cenas que via ao passar de trem diariamente, Rachel já julgava conhecê-los muito bem. Até o dia que viu um fato que mudou completamente seu ponto de vista. 
Dias depois dessa cena, Rachel acorda machucada e recebe uma mensagem furiosa de Tom, mas não consegue se lembrar de nada, pois estava completamente bêbada na noite anterior. Ao ligar a tv, descobre que Jess (que na verdade se chamava Megan) desapareceu e que Jason (que se chamava Scott) é o principal suspeito. 

A partir disso, Hawkins desenvolve uma história repleta de reviravoltas, surpresas, personagens completamente perturbados (e muito bem construídos, assim como os de Flynn). Notamos então que, assim como prometido na capa, "A garota no trem" faz com que mudemos para sempre nossa forma de observar as pessoas ao nosso redor e até mesmo aquelas que fazem parte do nosso convívio diário, pois nem todo mundo é como parece.

Dizer que a história é "fantástica", ainda será pouco perto do que realmente é. Ela realmente tem muita semelhança com "Garota exemplar" em alguns aspectos, mas há mais personagens, mais suspeitos e um pouco mais de drama. É incrível!

No início desse ano saiu a adaptação cinematográfica do livro, a qual infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir. Entretanto, o ponto que mais me atraiu no livro foi a explanação da personalidade de cada personagem, o que fica um pouco difícil de transmitir em filme. Independentemente disso, "A garota no trem" funcionou perfeitamente como livro, é um thriller arrebatador e, como poucos, conseguiu atingir o mesmo patamar de Gillian Flynn, que para mim é a melhor escritora do gênero. 

2 comentários:

  1. As vezes quero ler A Garota no Trem, as vezes não..
    Assisti o filme Garota Exemplar e odiei tanto aquela mulher, que não li o livro depois.

    ResponderExcluir
  2. É uma característica bem marcante de Flynn: dificilmente você gostará de algum dos personagens, pois nenhum deles é totalmente bom, todos são meio perturbados e cruéis. A Paula fez algo razoavelmente parecido em "A garota no trem", mas há exceções e eu posso te dizer que tem pelo menos três personagens no livro que são realmente bondosos e puros. Vale muito a pena ler, é bem surpreendente!

    ResponderExcluir