O fato de, para mim, os livros de Nicholas Sparks serem perfeitos, não é segredo. Eu amo seus romances profundos e dramáticos, quase sempre trágicos, mas muito verdadeiros. Seus personagens (especialmente os homens) são verdadeiros exemplos de romantismo, gentileza e lealdade e eu me apaixono por todas as histórias dele que leio. Então, é claro que com "O Guardião" não poderia ser diferente.
Nas primeiras páginas já precisamos preparar os lenços, pois o livro começa com uma carta de despedida escrita por um marido que amava muito a sua esposa e que sabia que estava prestes à morrer. Tratam-se de Jim e Jullie.
Jullie foi abandonada pelo pai quando ainda era pequena e passou algum tempo morando com sua mãe promiscua e irresponsável, o que gerava grandes problemas para o relacionamento das duas. Ao longo dos anos que moraram juntas, Jullie teve dezenas de padrastos e a gota d'água foi quando um deles tentou abusar dela. Como se não bastasse a mãe continuar aceitando o homem em seu lar, ainda culpou Jullie pelo ocorrido, então a mesma preferiu ir embora e viver nas ruas.
Morando nas ruas, Jullie conheceu Jim, um homem de bom coração que logo resolveu ajudá-la, primeiro pagando-lhe um café e depois oferecendo um emprego no salão de beleza de sua tia Mabel, na cidade de Swansboro, na Carolina do Norte.
Como não tinha nada a perder, Jullie logo aceitou a proposta e, em pouco tempo, ela e Jim apaixonaram-se e casaram. O que não esperavam é que, depois de anos de um casamento perfeito, Jim fosse descobrir uma grave doença que o fez falecer em pouco tempo, deixando Jullie devastada.
Alguns dias depois de ficar viúva, Jullie recebe uma carta de Jim, na qual ele prometia que seria seu anjo da guarda, que cuidaria dela de onde estivesse e também pedia que ela nunca deixasse de sorrir e de tentar ser feliz, pois era assim que ele gostava de vê-la. Junto com a carta, Jim deixou-lhe um lindo filhote de dinamarquês, o qual ela batizou de Singer.
Quatro anos se passaram desde a morte de Jim e Jullie finalmente encontra-se pronta para viver um novo amor. Todos (inclusive nós, leitores) torcem para ela dê um chance para seu melhor amigo, o fofo, apaixonado, querido, inteligente, mecânico e faz-tudo Mike mas, embora Jullie e ele tenham uma forte amizade, muita intimidade e um carinho gigante um pelo outro, ela não consegue vê-lo de outra forma, uma vez que Mike também era amigo de Jim.
Logo, para o desespero de Mike, Jullie começa a se encontrar com outros homens, mas nunca parece dar certo, até aparecer Richard.
Richard parecia ser tudo que qualquer mulher poderia querer: inteligente, rico, romântico, bem sucedido. Ele e Jullie começam a sair eventualmente, sem compromisso, mas ainda assim Mike se sente cada vez pior com a situação. Ele afirma que Richard não parece realmente bom para Jullie e, o que antes parecia apenas ciúmes, logo vai mostrando ter um fundo de verdade, especialmente quando Richard começa a demonstrar um comportamento excessivamente controlador, com traços de psicopatia.
Como todos os livros de Nicholas, "O guardião" tem uma grande dose de romance e de drama, além de personagens completamente cativantes (especialmente Mike e o cachorro Singer, que acompanha Jullie para todo lado). Entretanto, dessa vez o mestre Sparks nos presenteou com outro elemento que deixou sua história ainda melhor: suspense!!
Sim, "O Guardião" é, sobretudo, um livro repleto de suspense, muitas vezes fazendo o leitor ter que parar para recuperar o fôlego. É um livro maravilhoso, de leitura super bem fluida e, como sempre, a Editora Arqueiro nos presentou com uma diagramação perfeita.
O final é surpreendente, dá um sentido especial à toda história, além de contar com aquele toquezinho levemente espiritual que as vezes o Nicholas deixa subentendido em suas histórias. É um dos melhores livros do autor, apesar de todos serem divinos e eu torço para que logo seja adaptado para o cinema, pois ficaria um filme maravilhoso!

Após ver este post, confesso que fiquei curiosa por ler o livro! Também gosto muito do Nicholas Sparks, mas por acaso ainda não li esse livro! Obrigada pela "sugestão" que aqui deixaste! :)
ResponderExcluirAdorei o blog, é de facto muito interessante!