segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

TAG: Cinco livros para chorar rios!

Boa noite, galera bonita!

Depois de algum tempo sem postar, devido à correria dos últimos meses, aqui estou eu com muita saudade e com uma TAG nova sobre os cinco livros para chorar rios, mares, oceanos! 

Confesso que foi uma TAG difícil, pois fiquei em dúvida entre uns dez livros! Eu, chorona de carteirinha e adepta à romances dramáticos me vi indecisa sobre quais cinco trazer para esta lista, mas então usei o seguinte critério: esses cinco livros, além de me fazerem chorar horrores, me deixaram com uma baita ressaca literária, tanto que depois de alguns deles cheguei a passar meses sem conseguir ler nada (para vocês verem o quão impactantes eles são!) 

Então, chega de blá, blá, blá! Preparem seus lenços, peguem um bom copo d'água para repor a desidratação que as lágrimas trarão e, vamos lá!


1. Dançando sobre cacos de vidro - Ka Hancock

Esse livro está na lista de meus preferidos (aliás, os cinco que citarei estão!), com um valor inestimável pelo tema que aborda e pelos valores que demonstra. Nele, conhecemos Lucy, uma mulher forte e amorosa, querida por todos e vinda de uma família maravilhosa que, infelizmente, teve todas as mulheres levadas pelo terrível câncer de mama. Dessa linhagem, sobreviveram Lucy e suas duas irmãs, mas elas vivem à espreita da aparição desse inimigo silencioso que levou sua mãe e avó.  Contrariando qualquer regra de sensatez, Lucy se apaixona por Mickey, que sofre de um grave transtorno bipolar. Os dois acabam se casando (não é spoiler, o livro começa a partir disso!) e juntos entendem que o casamento é como uma dança: bela e fácil as vezes, mas em outras dançarão sobre cacos de vidro, especialmente quando tomam a difícil decisão de nunca terem filhos para não passar sua genética arruinada (também não é spoiler!!). O livro é maravilhoso por inúmeros motivos mas, principalmente, pela forma como Lucy e Mickey enfrentam as dificuldades, demonstrando uma relação rara e belíssima, digna de arrancar lágrimas até do mais frio dos leitores.

2. Querido John - Nicholas Sparks

É claro que nessa lista não poderia faltar meu queridinho do drama. Sou apaixonada por Sparks e foi muito difícil não colocar TODOS os livros desse mestre nessa TAG, mas eu fui forte e optei por Querido John.Engana-se quem pensa que conhece a história por ter visto o filme, pois ambos são completamente diferentes (e as diferenças são significativas para a história!). O livro é triste por inúmeros motivos: um amor à distância, as dificuldades da guerra, a realidade de uma criança autista e de um idoso com síndrome de Asperger, a relação de John com o pai dele (e a forma como aprende amá-lo e compreendê-lo). Junte tudo isso à um final estupendo, surpreendente e magnífico e você tera a receita per feita para a produção de um enorme rio de lágrimas!

3. Proibido - Tabitha Suzuma 

Confesso que fiquei na dúvida sobre falar desse livro ou não, pois sei que se trata de uma história MUITO polêmica. Mas é impossível falar de livros tristes sem logo pensar em proibido. O tema é incesto. Sim, pesado, polêmico, um grande tabu. Dois irmãos legítimos que se apaixonam. Podia ser horrível, grotesco e asqueroso, mas Proibido só consegue ser lindo, perfeito e comovente. Nele, vemos os irmãos Maya e Lochan. frutos de uma família desajustada e com pais completamente negligentes lutarem contra um sentimento lindo que não querem sentir, mas que é inevitável para os dois: o amor. O livro me fez rever muitos conceitos, pois ele analisa o incesto de uma forma completamente diferente da que sempre pensamos. Nesse caso, ninguém foi forçado ou influenciado. Os dois simplesmente se apaixonaram. E que mal poderia haver no amor, quando o mundo está cheio de sentimentos ruins à serem combatidos? Enfim, leia e tire suas próprias conclusões, mas esteja ciente das muitas lágrimas que surgirão com elas.

4. Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Esse livro vai virar filme agora em 2016, além de já ter uma continuação que eu ainda não tive oportunidade de ler (depois de você). Ele conta a história de Will, um cara super atlético, namorador, rico e feliz. Will tinha tudo que um homem podia querer: aventura, diversão, mulheres, dinheiro. Até o trágico acidente que lhe deixou completamente imóvel, fazendo com que sua namorada lhe deixasse e toda sua vida se resumisse em fica em cima de uma cadeira de rodas, dependendo dos outros até para comer ou ir ao banheiro. Então surge Louisa, contratada para cuidar de Will e dessa experiência vamos conhecer a história mais linda, triste e injusta de todos os tempos.

5. Corações Feridos - Louisa Reid

Esse é o livro mais pesado entre os cinco que citei. Ele conta a história de duas irmãs gêmeas (Hephzibah e Rebecca). Enquanto Hepz nasceu linda, extrovertida e ousada, Rebecca nasceu com uma síndrome que lhe deformou completamente o rosto, além de ser mais tímida e contida. Enquanto o livro já inicia com Hepz morta, Rebecca nos conta os trágicos acontecimentos que levaram até a morte da irmã. O livro aborda temas como fanatismo religioso, maus tratos infantil e outros ainda mais pesados, os quais prefiro não citar para não dar spoiler! É triste, revoltante e totalmente chocante, garantindo não só as lágrimas, mas um grande sentimento de impotência quanto às maldades da vida.

É isso ai, meus queridos! Espero que tenham gostado da lista e sintam-se à vontade para postar nos comentários mais livros do gênero! Um grande abraço à todos!

ps: se quiserem conhecer mais sobre os livros citados, há resenha detalhada de todos eles no blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário