sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Um mais um - Jojo Moyes

A cada livro da JoJo Moyes que leio, fico mais encantada com sua capacidade de criar personagens incríveis, daqueles que nos cativam da primeira à última página. Com "Um mais um", não foi diferente. 

Neste livro, conhecemos a história de Jess Thomas, uma mulher forte, destemida e muito otimista. Apesar de estar na pior, ela faz de tudo para segurar as pontas e sempre acredita que as coisas podem e vão melhorar.

Jess foi abandonada pelo marido há dois anos, ficando sozinha com a responsabilidade de criar sua filha Tanzie e seu enteado Nicky, filho do primeiro casamento de seu ex. Ela trabalha como faxineira durante o dia e como garçonete em um pub durante a noite, tudo para tentar dar uma vida melhor para todos eles.

Além disso, ela vive na tentativa de defender Nicky pelas constantes agressões e bullying que o mesmo sofre na escola, mas isso se torna difícil devido à reserva do jovem e a relutância dele em se abrir e falar do assunto.

Quanto à Tanzie, a garotinha é um verdadeiro prodígio quando o assunto é matemática. Capaz de fazer cálculos complexos e avançados demais para sua idade, Tanzie logo é reconhecida e ganha uma bolsa de estudos para a melhor escola da região. O único problema é que a bolsa não paga o valor integral e, ainda que o restante seja pouco, esse pouco é muito para Jess, devido à sua precária situação financeira.

A única forma de Tanzie conseguir a bolsa integral seria passar nas Olimpíadas de Matemática. Mas estas serão do outro lado do país, e Jess também não tem dinheiro para bancar esta viagem, apesar de querer mais do que tudo dar um bom futuro para sua filha.

Então, surge Ed Nicholls, um geek milionário que está sendo acusado de usar informações privilegiadas sobre o desenvolvimento de um software em sua empresa, o que lhe deixou muito, muito encrencado e precisando se afastar urgentemente. Nicholls também é dono de uma das muitas casas que Jéss trabalha e, ao saber da situação da moça, se propõe à levá-los nessa longa viagem. E a aventura está só começando!

"Um mais um" é o livro mais divertido de Jojo. A viagem que essas famílias fazem conta com um cachorro estabanado, crises de enjoo se a velocidade do carro aumenta, risadas, descobertas, mudanças e, talvez, uma paixão.

É uma história leve, engraçada e ao mesmo tempo comovente. Os personagens, especialmente Jess, Tanzie e Nicky são carismáticos e inspiradores, tornando quase impossível não se apaixonar por eles. O final é surpreendente e faz você querer voltar novamente para a primeira página e reler, de tão bom que este livro é! 

Jojo Moyes, tal como fez em "a garota que você deixou para trás" e em "como eu era antes de você", mostrou ser uma escritora incrível, talentosa e conhecedora dos sentimentos mais profundos e verdadeiros que alguém pode sentir, criando personagens verossímeis e situações cotidianas comuns, as que, escritas por ela, ganham um sentido especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário